Follow admAndreLuiz on Twitter

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Overview de VDI no Windows server 2012.


Overview de VDI no Windows server 2012.

Por que considerar o uso da VDI ? (VIRTUAL DESKTOP INFRASTRUCTURE).

VDI segundo a Microsoft “permite que os usuários acessem diretamente o ambiente Windows avançado e de fidelidade total em execução no data center, de qualquer dispositivo. O Microsoft VDI faz parte da plataforma do futuro Windows Server 2012. “
Algumas das coisas que os usuários e administradores estão pedindo:
Proteção contra perdas e vazamentos de dados corporativos confidenciais.
Como podemos ter certeza de que seus dados corporativos permanecem restritos ao datacenter?
Como é possível reduzir os custos de gerenciamento? E, principalmente em relação à implantação de novos aplicativos, atualizações e correções: como fazer tudo isso com mais rapidez e custos mais baixos?
Como é possível administrar e gerenciar desktops de forma centralizada em vez de ter desktops distribuídos e não ter controle sobre as máquinas quando elas estão online?
Como é possível ter certeza de que os clientes usam as políticas corporativas certas e transferir os desktops para o datacenter remoto?
E ainda como fazer isso tudo com redução no consumo de banda , um ítem que impacta diretamente os custos na manutenção do ambiente de TI.
A estrutura de VDI permite  melhorias no uso da rede feito pelos serviços de área de trabalho remoto disponíveis atualmente. Essas são as áreas em que podemos aplicar a área de trabalho remota ou a solução VDI.
E os desafios são "como fazer isso?".
Vejamos alguns dos benefícios do Microsoft VDI no Windows Server 2012
Gerenciamento eficiente: QuickDeploy ajuda os clientes a começar com o VDI de forma bem rápida e fácil, em apenas alguns cliques, os clientes podem configurar um VM basico ou VDI baseado em sessão; reduzindo assim a complexidade associada à configuração de um ambiente desses. O console de administração do RDS foi muito simplificado de forma que a TI tenha muitas opções para configurar e gerenciar usuários, sessões e VMs de um único console. A aplicação de patch inteligente e a varredura de tarefa aleatória garante que nenhum servidor individual seja sobrecarregado ou comprometido ao mesmo tempo.
Melhor valor para desktops virtuais: o fairshare garente que nehuma máquina virtual ou sessão monopolize os recursos da máquina fornecendo assim o alto desempenho do sistema. O Hyper-V fornece uma plataforma de hipervisor de nível empresarial que foi projetada para hospedar implantações VDI grandes. O RDS agora oferece suporte a vários armazenamento de baixo custo, como compartilhamentos de arquivos baseados em SMB ou Direct Attached Storage (DAS); assim, armazenar VMs é agora mais barato, uma vez que os clientes não precisam mais contar com redes de área de armazenamento (SANs) caras.
Experiência avançada em todo lugar: O RemoteFX agora oferece suporte a GPU de software que pode codificar e decodificar gráficos e multimídia que fornecem a mesma experiência avançada que a GPU física. O RemoteFX fornece experiência de usuário superior com suporte para LAN e redes WAN de alta latência e baixa largura de banda e com recursos com o redirecionamento de USB e multitoque remoto.
O RDS fornece soluções críticas para equipes de TI em um ambiente comercial que prioriza a flexibilidade, maior conformidade e continuidade e gerenciamento simplificado e entrega.
Publicaremos mais artigos focando nessa idéia.

Um comentário:

Unknown disse...

Professor, Obrigado pelo artigo.

Minha dúvida é a seguinte.

Existe a possibilidade de implantar o VDI e nas máquinas "client" assim que eu liga-las, elas puxarem o SO pela rede e iniciar isso virtualizado ?

Minha coordenadora esta com essa dúvida, pois ela informou que com o VMWARE e CITRIX da pra fazer isso.