Follow admAndreLuiz on Twitter

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Problemas de Impressão em Remote Desktop Service (Terminal Service) Parte 9 - Final

RDS – Easy Print Melhoria do 2008 server e 2008 server R2

A grande melhoria para impressão de serviços de terminal do Windows Server 2008 é o novo recurso de Terminal Services Easy Print.  Há também algumas novas configurações de diretiva de grupo, bem como algumas outras características para aprimorar a experiência de impressão.  O que é Easy Print ?  Basicamente, este recurso permite que os usuários imprimam em uma sessão de serviços de terminal para  impressoras que estão configuradas no computador cliente sem a necessidade de instalar drivers no servidor de terminal.  O recurso Easy Print usa os drivers instalados localmente no sistema do cliente, que resulta em uma impressão mais consistente entre as sessões locais e remotas.  Quando um usuário imprime sua sessão do Terminal Server para uma impressora local, eles vão ver a caixa de diálogo Propriedades da  impressora cliente local e eles terão acesso a todas as funcionalidades da impressora.  O driver universal Easy Print atua como um proxy e redireciona todas as chamadas de interface do usuário para o driver do cliente.  Administradores também podem usar a diretiva de grupo para limitar o número de impressoras redirecionadas que reduz a sobrecarga e o número de impressoras que devem ser gerenciados.  Para usar o recurso de Terminal Services Easy Print em servidores de terminal do Windows 2008, os clientes devem estar executando o cliente RDC (conexão de área de trabalho remota) 6. 1 e ter o .NET Framework 3. 0 Service Pack 1 instalado.  Ambos esses componentes estão incluídos no Windows Server 2008 e estarão disponíveis para download para Windows Vista e sistemas operacionais de clientes de nível inferior. ( No caso do Windows 2008 R2 não será necessário)
O recurso  Easy Print é implementado em tsprint.dll e trabalha perfeitamente em ambientes de plataforma mista,

Como podemos ver nos quadros abaixo , o servidor gera um arquivo xps que retorna pelo RDP para o Cliente: Uma aplicação WPF pode gerar direto o xps , uma aplicação normal usa a GDI para transformação em XPS

image

No quadro abaixo vemos o caso de se ter uma impressora XPS

ou na maioria das vezes convertemos o xp para GDI e enviamos para o driver da impressora Local :

image

image

Quando um documento é impresso em uma sessão de desktop remota usando o driver easy print no servidor de terminal, o cliente RDC chamaTSWPFWRP.EXE, para contribuir com o trabalho de impressão no cliente. TSWPFWRP.EXE é usado apenas para a funcionalidade de impressora Easy Print

Problemas conhecidos RDS Easy Print

•Algumas páginas são impressas em orientação incorreta ao usar o RDS Easy Print para imprimir um documento que contém páginas com orientações no mesmo documento. KB 954744

•Após resolver o problema anterior voce ve lentidão nos serviços easy print - 954743 hotfix

•Voce não consegue sair de uma aplicação que usa uma impressora direcionada assim que habilita o Easy Print.

http://support.microsoft.com/hotfix/KBHotfix.aspx?kbnum=973744&kbln=en-us

Impressora do cliente não é redirecionada como easy print.

•Checar Versão do RDP dos clientes e do .Net Framework

GPO configurada como enable no servidorr. “Computer Configuration -> Administrative templates -Windows Components -> Remote Desktop Services > Remote Desktop Session Host -> Printer Redirection”. “Use Remote Desktop Easy Print printer driver first” tem estar como “Enabled” e “Disabled” para impressão de legado..

•Verificar Remote Desktop Configuration Tool (tsconfig.msc) e se garantir que a opção “Windows Printer” não está desabilitada.

•Certifique-se de que a caixa de seleção “Printers " na janela do cliente (mstsc.exe), na guia “Local Resources” esta clicada.no arquivo RDP “redirectprinters:i:1”

•Verifique se o serviço de spooler está ok no servidor e no cliente.

Se conectado atravéz do RD Gateway, verifique se a política que desabilita o redirecionamento de imrpessoras está desligada.

Erro de impressão em controladores de domínio.

http://support.microsoft.com/kb/968605/EN-US

Numero de impressoras a redirecionar é menor que impressoras do cliente RDP.

“MaxPrintersPerSession REG_DWORD” em “HKLM\\Software\\Policies\\Microsoft\\Windows NT\\Terminal Services”. Padrão é 20 impressoras .

Amigos , com essa última parte espero ter ajudado a entender como funciona a impressão em ambiente de terminal no 2003 e no 2008 incluindo o 2008 R2

6 comentários:

Anônimo disse...

this post is very usefull thx!

Ismael disse...

Boa Tarde
Tenho um Servidor com Windows Server 2008 R2 com 10 licenças para terminal Server. Antes eu tinha um Servidor 2003 e fizemos a migração. MAs agora com o 2008 quando acesso o terminal as impressoras não funcionam.

1 º Caso: Tenho uma máquina com windows XP que acessa o terminal Server pelo net, nesse micro temos uma impressora Epson LX 300 instalada. Quando acesso o terminal ela não aparece nas impressoras a LX-300.

2º Caso na outras máquinas que acessa o terminal as outros impressoras como hp 1120 ou hp 1212 chegam a aparecer mas não imprime nada.

Como posso resolver isso?

Ismael disse...

Se puder me ajudar me mande um e-mail.
maelsantana@hotmail.com

abrigado

Tiago disse...

Boa tarde, tenho o mesmo problema do Smael, somente após instalar o Host da Sessão da area de trabalho Remota, se desista-lo as impressoras funcionam normalmente (se tratando de acesso remoto e impressora cliente).

Grato

Unknown disse...

Subi o TS no winserver2008R2 e no winserver2012 não consigo imprimir de jeito nenhum, ja habilitei o Easy print, ja desabilitei, ja instalei o driver das impressoras no servidor de TS e nada… as impressoras são redirecionadas na hora da conexão remota, mas não imprime nada… e no winserver2012 o serviço de spool de impressão para sozinho do nada !!!

Tem alguma ideia como resolvo isso ???
Obrigado

Unknown disse...

Subi o TS no winserver2008R2 e no winserver2012 não consigo imprimir de jeito nenhum, ja habilitei o Easy print, ja desabilitei, ja instalei o driver das impressoras no servidor de TS e nada… as impressoras são redirecionadas na hora da conexão remota, mas não imprime nada… e no winserver2012 o serviço de spool de impressão para sozinho do nada !!!

tem alguma ideia como resolver isso ???
Obrigado