Follow admAndreLuiz on Twitter

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Redução de custos com VDI




Redução de custos com VDI.



Uma  grande melhoria feita no Server 2012 para tornar a experiência excelente é a redução dos custos de implantação. Como estamos usando o Hyper-V como solução de virtualização, toda a funcionalidade do Hyper-V, como, por exemplo, o suporte para novos espaços de armazenamento, pode ser utilizada. Nós vamos falar sobre alguns dos custos envolvidos na implantação de áreas de trabalho virtuais e sobre como podemos ajudar a reduzir esses custos com o uso de soluções da Microsoft.

Vamos começar falando das máquinas virtuais pessoais. Você pode ver os detalhes dos custos de gerenciamento. Nós usamos as máquinas virtuais pessoais. Isso não é diferente da forma como você gerencia as máquinas virtuais para cada usuário. Temos VMs pessoais para cada usuário, o que significa que precisamos corrigi-las e gerenciá-las como faríamos com outros desktops. Ao observar onde os custos são gerados para as máquinas virtuais pessoais, temos custos de armazenamento em SAN consideráveis, porque uma máquina virtual é alocada para cada usuário. Com isso, você tem 20 gb, 40 gb ou o espaço que é ocupado pelas imagens associadas a cada usuário.

A virtualização de aplicativos é outra forma de redução dos custos. A versão mais recente do App-V inclui um repositório de contatos compartilhado, o que significa que, em vez de cada máquina ter seu próprio cache as máquinas podem compartilha-lo. Assim, você pode remover os aplicativos da imagem e adicionar repositórios de contato a elas. Dessa forma, podemos diminuir o tamanho das máquinas virtuais e, assim, reduzir também os custos de armazenamento em SAN.

Ao colocar as máquinas virtuais em pool e usar o disco de perfil do usuário para personalização, podemos reduzir ainda mais os custos. O custo de gerenciamento fica mais baixo porque não há necessidade de gerenciar diversas imagens. Basta ter um modelo mestre que possa ser corrigido e atualizado. Assim, não é preciso atualizar as máquinas virtuais uma a uma. Basta corrigir uma única máquina virtual. Com essa máquina, podemos usar o pool de máquinas virtuais idênticas as quais os usuários se conectam e reduzir os custos de armazenamento consideravelmente porque, dessa forma, é preciso gerenciar uma única imagem

Se pensamos na hospedagem da sessão, as sessões das áreas de trabalho remotas no uso do disco do usuário e o uso da virtualização dos aplicativos do usuário é outro recurso que reduz bastante os custos. Os custos de gerenciamento diminuem ainda mais porque só é preciso gerenciar e corrigir um único servidor de hospedagem de sessões. Caso o processo de máquinas virtuais em pool não exista, você pode atualizar o modelo mestre. Será necessário substituir o modelo existente pelos novos modelos, mas mesmo assim os custos diminuem. Os custos computacionais também diminuem porque a eficiência econômica está na hospedagem da sessão da área de trabalho remota, onde tenho uma instalação do sistema operacional em execução e o kernel do sistema operacional, em vez de ter uma instalação para cada usuário. Além disso, temos diversos usuários em execução nesse único kernel. Com a eficiência, o kernel central não fica carregado para todos os usuários. Dessa forma, os custos são reduzidos. Isso gera uma escala significativa: o dobro ou ainda mais usuários podem usar o mesmo hardware, o que inclui a área de trabalho remota com hospedagem de sessão em vez de máquinas virtuais. Mais uma vez, essa solução apresenta custos ainda mais baixos do que a VDI.

Outro aspecto que devemos observar é que, como podemos usar o armazenamento direto, não dependemos da SAN, podemos usar discos baratos na máquina local, usar unidades de estado sólido para obter E/S melhor no acesso ao modelo mestre etc., ou seja, podemos reduzir ainda mais os custos como armazenamento direto. Essas são algumas das formas pelas quais o Server 2012 permite a implantação econômica da VDI.















Figura 1 Como atacar custo em VDI






Figura 2  Custos reduzidos


Aprenda mais gratuitamente em



http://www.microsoftvirtualacademy.com/tracks/visao-geral-do-windows-server-2012

Nenhum comentário: