Follow admAndreLuiz on Twitter

sábado, 4 de junho de 2011

RDS Printing Group Policies

Amigos o pessoal me enviou alguns emails perguntando sobre as políticas de impressão envolvidas na área de impressão no REMOTE DESKTOP SERVICES (Antigo Terminal Services)

Lembrando o conceito de redirecionamento :

O RDS fornece redirecionamento de impressora, que roteia os trabalhos de impressão de um servidor para uma impressora ligada a um computador cliente . Quando um usuário estabelece uma sessão remota com um servidor de terminal, a impressora redirecionada estará disponível para aplicativos executados na sessão remota.

Por padrão, um servidor que esteja executando o Windows Server 2008 ou Windows Server 2008 R2 primeiro tenta usar o Easy Print driver. Se o computador cliente não suportar , o servidor procura por um driver de impressora correspondente instalado no servidor . Você pode instalar um driver de impressora correspondente no servidor de terminal, ou você pode criar um arquivo de mapeamento de impressoras personalizado.

As polices envolvidas são :

Do not set default client printer to be default printer in a session

Essa configuração  permite que você especifique se a impressora cliente padrão é automaticamente definida como a impressora padrão em uma sessão de RDS. Ou seja voce tem uma impressora XYZ como impressora padrão do seu desktop , ao abrir a sessão RDS ele vai defini-la como impressora padrão da sessão a não ser que seja  defina essa police.

Do not allow client printer redirection

Essa configuração permite você  impedir que o mapeamento de impressoras cliente em sessões dos serviços de Terminal. Ativar essa diretiva irá desabilitar o redirecionamento de impressora. Essa opção pode ajudar voce em resolução de problemas de muitas impressoras mapeadas na sessão . Lembrando que ao ativar essa police ele não vai levar para a sessão RDS as impressoras do computador cliente.

Specify terminal server (RDS) fallback printer driver behavior

Essa configuração de diretiva permite que você especificar o comportamento de driver de impressora reserva (fallback) . Você deve habilitar essa diretiva para usar o driver reserva.

Use Terminal Services (Remote Desktop) Easy Print driver first

Ativar essa diretiva fará com que todas as impressoras redirecionadas usem o driver  EASY PRINT

Redirect only the default client printer

Essa configuração de diretiva permite que você especifique se a impressora cliente padrão é a única impressora redirecionada em sessões dos serviços RDS. Ativar essa diretiva faz o servidor  redirecionar uma  única impressora do cliente, apenas a  padrão, e não todas que estão no computador. Útil quando voce quer que apenas a impressora, que é padrão do cliente, apareça na sessão do terminal.

Lembro que o nome Terminal Services hoje chamamos de RDS e isso reflete nos nomes das diretivas.

mais detalhes em :

TS Easy Printer Passo a Passo

3 comentários:

Marcos disse...

Amigo, boa tarde.

Estou com um problema no TS, todos os usuarios comuns acessam o TS normalmente e sempre imprimiram normalmente tambem. De um dia para o outra as impressoas de cada sessão não são mais padrão para cada sessão, agora a impressora padrão é a impressora que esta no servidor e não as de cada sessão, o que esta gerando problemas pois os usuarios sempre estão enviado para a impressora errada. O engraçado que antes funcionava .

Voce poderia me ajudar.

Obrigado

Marcos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rasquinho disse...

Professor, preciso de uma ajuda. Tenho uma unidade acessando o TS de um server 2008R2, as impressoras locais são disponibilidades normalmente e de forma automática na sessão, mas usuários normais não conseguem imprimir, apenas se eu logar como administrador a impressão é redirecionada para a impressora local. Tem alguma dica? Já coloquei permissão no diretório spool, e para teste coloquei esse usuários no grupo operadores de impressão, mas não resolveu.