Follow admAndreLuiz on Twitter

domingo, 15 de maio de 2011

TS EASY PRINT

È um novo recurso introduzido no windows server 2008.Ele permite aos usuários imprimir de uma sessão de serviços de Terminal para impressoras locais ou  de rede, configuradas no computador cliente sem a necessidade de instalar drivers no servidor de Terminal.

O mecanismo completo esta explicado em :

TS Easy Printer Passo a Passo

Usuário verá as propriedades da impressora completa da impressora local na sessão e ter acesso a todas as funcionalidades da impressora

O driver universal Easy Print atua como um proxy e redireciona todas as requisicoes de impressão

Para usar o recurso de Terminal Services Easy Print nos serviços de Terminal no Windows Server 2008

Para usar o recurso de Terminal Services Easy Print nos serviços de Terminal no Windows Server 2008, os clientes devem estar executando o RDC (conexão de área de trabalho remota) 6. 1 cliente e ter o.NET Framework 3. 0 Service Pack 1 instalado. Ambos incluíam com o Windows Server 2008 e estarão disponíveis para download para Windows Vista.

Um recurso interessante é o fato das  Impressoras têm agora o SID de sessão definida na lista de ACLs que impede a impressoras que aparecem em outra sessão, mesmo para o mesmo usuário.

Outro recuros interessante  Capacidade para exibir e gerenciar impressoras de sessão. Por padrão, os usuários, incluindo administradores, podem ver apenas as impressoras que eles têm redirecionado em sua sessão.Além disso  Os usuários podem alterar o acesso às impressoras, editando as permissões nas propriedades da impressora a ser disponibilizadas a outros usuários.

O que deve ser revisado se tiver problemas :

1) Verificar se os clientes estão executando o cliente RDC (conexão de área de trabalho remota) 6. 1 e tem o.NET Framework 3. 0 Service Pack 1. Não esqueça do Servidor 2008 que estiver atuando como cliente , tambem precisa do framework instalado.

2) Verifique se tsprint.dll existe   no seguinte local:

%systemroot%\System32\Spool\Drivers\w32x86\3\tsprint.dll

3)Cheque a chave

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Print\Environments\ <architecture>\Drivers\Version-3\Terminal Services Easy Print

No proximo artigo vamos explicar as polices envolvidas no TS Easy Print.

Recursos adicionais :

http://blogs.technet.com/b/perfguru/

3 comentários:

Newton Moro disse...

Muito bom, gostei!

Josequias disse...

Esses posts sobre TS Print já me ajudaram hein....

Otimo artigo..

Bárbara Freitas disse...

Oi Andre, muito bom o blog, bem informativo, gostei, visitarei mais vezes.

Parabens.