Follow admAndreLuiz on Twitter

segunda-feira, 20 de março de 2023

Azure Virtual Desktop - External Users. Entendendo o Licenciamento

 Neste artigo, abordaremos o licenciamento da Área de Trabalho Virtual do Azure e como é diferente para usuários externos e para usuários internos, como os preços de acesso por usuário funcionam e como licenciar outros produtos que você planeja usar com a Área de Trabalho Virtual do Azure.

Primeiro vamos definir, em termos de compliance de licenciamento o que seriam usuários externos e internos

Os usuários internos são membros de sua própria organização, como funcionários de uma empresa ou alunos , no caso de uma escola.

 Os usuários externos não fazem parte da organização, como clientes por exemplo.

Uma observação: Não estramos tratando aqui de Identidades externas (IDs).Atualmente não temos suporte a externals IDs no Azure AVD. Para um usuário externo conectar é necessário gerenciar essas credenciais no próprio domínio.

Para os usuários internos as regras já eram claras, precisamos de possuir os seguintes licenciamentos, os quais não são vendidos como serviços do Azure:

Uma licença Windows ou Microsoft 365 qualificada:

  • Concede direitos de acesso à Área de Trabalho Virtual do Azure somente para usuários internos. Não licencia usuários externos,
  • Microsoft 365 E3/E5
  • Microsoft 365 A3/A5/Benefícios de Uso do Estudante
  • Microsoft 365 F3
  • Microsoft 365 Business Premium**
  • Windows 10 Enterprise E3/E5
  • Windows 10 Education A3/A5
  • Windows 10 VDA por usuário


E para os usuários externos como funciona ?

Você paga pelo preço de acesso por usuário por meio de sua assinatura ou assinaturas do Azure . Em cada período de cobrança, você paga apenas pelos usuários que realmente usaram o serviço. Somente os usuários que se conectam pelo menos uma vez à Área de Trabalho Virtual do Azure incorrem em um encargo de acesso.

Existem 2 níveis de preço:

  • O primeiro nível de preço é chamado de "Aplicativos". Esse preço simples é cobrado dos usuários que acessam pelo menos um grupo de aplicativos do RemoteApp e nenhum grupo de aplicativos da Área de Trabalho.
  • O segundo nível é "Aplicativos + Áreas de Trabalho". Esse preço é cobrado dos usuários que acessam pelo menos um grupo de aplicativos da Área de Trabalho.

ATENÇÃO

1) Se você tiver usuários internos para os quais está comprando licenças qualificadas, recomendamos que você forneça acesso à Área de Trabalho Virtual do Azure por meio de uma assinatura separada que não esteja registrada no preço de acesso por usuário para evitar o pagamento duplicado para esses usuários.

2) A licença de acesso por usuário da Área de Trabalho Virtual do Azure não é uma substituta completa de uma licença do Windows ou do Microsoft 365. As licenças por usuário só concedem direitos de acesso à Área de Trabalho Virtual do Azure e não incluem Microsoft Office, Microsoft 365 Defender por exemplo.

3) Não suporta hosts baseados em Windows server.

Resumindo a cobrança por usuário Externo:

  • Concede direitos de acesso à Área de Trabalho Virtual do Azure somente para usuários externos. Não concede acesso a membros da sua própria organização ou para fins comerciais internos.
  • Pagamento conforme o uso de acordo com um medidor do Azure.
  • O custo por usuário a cada mês depende do comportamento do usuário
  • Inclui apenas direitos de acesso à Área de Trabalho Virtual do Azure.


Espero que tenha sido útil essas informações deixo aqui o link de referência:

Andre Luiz Oliveira

Account Services Manager na 4msTech e Microsoft MVP Enterprise Mobility.

Nenhum comentário: