Utilização do Microsoft Technet como complemento didático no processo ensino-aprendizagem
Programa 5 Estrelas
Material Online
O uso de recursos online no processo de aprendizagem já não é novidade ,nossa experiência com o conteúdo do Technet Brasil foi positiva e conseguimos um ótimo retorno dos alunos conforme relatamos nesse artigo.
Experiência
Nossa experiência começou na FACTEF – BA , faculdade localizada na cidade de Teixeira de Freitas no extremo sul da Bahia.no segundo semestre de 2007 coloquei a academia de gerenciamento longhorn como elemento avaliativo para a turma do 6º período do curso de Ciências da Computação na disciplina redes II,O sucesso nas provas da academia fazia parte do total da nota do semestre.e tivemos inicialmente protesto dos alunos , os quais com a devida investigação, foram resultados do medo diante de uma avaliação online sem poder de questionamento do resultado.Trabalhando esse aspecto o resultado foi positivo tendo um fedback muito favorável o que nos levou a levar a experiência em 2008 para a faculdade UNIIVC localizada em São Mateus Norte do ES no curso de Análise de Sistemas além de ampliar a experiência para outras turmas .
Programa 5 Estrelas
Com o lançamento do programa 5 Estrelas ampliamos a utilização do programa no primeiro semestre de 2008 colocamos como parte da avaliação do semestre o programa 5 estrelas em ISA Server para o 7º período da turma de Ciências da Computação na disciplina de SEGURANÇA e a faculdade tem um projeto para seleção de estagiários para ,sob coordenação de um profissional, implementar o SHAREPOINT como portal para professores e alunos do campus.A seleção será baseada nos primeiros a conseguir as 4 estrelas no programa 5 estrelas de Sharepoint. O programa 5 estrelas de Active Directory está sendo usado como material de apoio didático sem contexto avaliativo no momento para a turma do 5º período na disciplina Redes I. O programa 5 estrelas de Hosted em 2003 , de minha autoria esta sendo usado apenas como opcional pois um dos meus objetivos pedagógicos é fazer com que os alunos aumentem o círculo de conhecimento e sejam estimulados a procurar outros profissionais como nos fóruns por exemplo.
Conclusões
Podemos dizer que o retorno até agora esta sendo acima do esperado, pois que analisamos que os alunos se sentem desafiados e estimulados a seguirem a formação e vários deles já se sentem ansiosos para fazerem um programa de certificação.Muitos deles querem conhecer pessoalmente os geradores de conteúdos e já estamos providenciando o contato com os autores.Alguns professores podem discordar das metodologias pedagógicas aplicadas e nesse caso recomendo usar o conteúdo como apoio e não como parte da avaliação. Outra experiência natural foi de alguns alunos ajudarem a outros nas provas on-line, o que foi resolvido mediante a explicação e a consciência da disputa pelo mercado de trabalho aonde o seu "companheiro" vai ser seu concorrente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário