Follow admAndreLuiz on Twitter

sábado, 17 de janeiro de 2009

Adequação do Microsoft Office à Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa

No dia 01 de Janeiro de 2009, entrou em vigor a resolução da Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa. De acordo com a reforma, assinada em 29 de setembro de 2008 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, está prevista a convivência das duas formas ortográficas (antiga e a nova), até 31 de dezembro de 2012.

Desde 2008 a Microsoft vem acompanhando todo o processo do novo acordo e já iniciou a adequação do Office 2007 às novas regras A expectativa é que, seguindo o compromisso da empresa em oferecer sempre os melhores serviços aos consumidores, a atualização será lançada no segundo semestre de 2009.


Veja abaixo as informações oficiais da Microsoft sobre a adaptação do Office para a nova ortografia.

Qual é o impacto no Office?
· O Office está em conformidade com o idioma português, uma vez que a reforma que entrou em vigor em Janeiro de 2009 prevê a validade de ambas as grafias até 31 de Dezembro de 2012.
· A reforma impacta 0,5% da língua e impacta as ferramentas de correção ortográfica e gramatical para as regras que foram alteradas.
· Atualmente, existem algumas dúvidas em relação à aplicação das regras da reforma em algumas palavras, principalmente em relação as palavras compostas, o que poderá ainda gerar algumas alterações pontuais. A Academia Brasileira de Letras logo publicará o novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que trará a forma oficial das palavras alteradas.
· Temos informação de corretores ortográficos de terceiros, que prometem 100% de adaptação para a reforma. Porém, estes podem não funcionar adequadamente para palavras compostas, tornando a adaptação incompleta e falha.

Quais versões do Office vão contemplar a nova grafia?
· Office 2007 terá adaptadas as ferramentas de Correção Ortográfica/Gramatical, Dicionário de Sinônimos e Hifenizador. A atualização será gratuita.
· As próximas versões do Office já contemplarão a nova ortografia nas ferramentas de correção, interface e ajuda ao usuário.

Quando o Office 2007 estará preparado para as novas regras da reforma ortográfica?
· A adaptação será lançada no segundo semestre de 2009.

Nenhum comentário: